HISTÓRIA DAS CIDADES DO SERIDÓ

História de Lagoa Nova / RN


Lagoa que deu origem ao nome da cidade

História de Lagoa Nova / RN

"A lagoa na chã da Serra de Santana"

O povoamento do município verificou-se em meados do século XVIII, quando o coronel Cipriano Lopes Galvão em 1755 veio de Igaraçu, Pernambuco, para a região do Seridó, comprando datas de terra na localidade de Totoró, onde manteve uma fazenda de gado fixando residência até sua morte em 1765.

Ainda em abril de 1764, dona Adriana de Holanda Vasconcelos de Albuquerque Galvão, adquiriu a concessão de sesmaria da região onde se ergueu a povoação, exatamente numa das chãs da Serra de Santana. Dona Adriana era a viúva do coronel Cipriano Lopes Galvão, o pioneiro desbravador da povoação de Currais Novos.

Em 1777, ano castigado por grandes estiagens no sertão, os rebanhos desta região foram quase todos dizimados. D. Adriana de Holanda e Vasconcelos, viúva de Cel. Cipriano, era grande pecuarista. Com a seca faltava alimentos e água para o gado que se distanciava do Totoró a procura de pasto, subindo a Serra Azul, atual Serra de Sant'Ana. Era preciso campear o gado, o que era feito pelos escravos, sob as ordens de D. Adriana. Seguindo as veredas deixadas pelo gado, os escravos chegaram à beira de uma lagoa, onde encontraram muito gado pastando ao seu redor.

Da descoberta da lagoa dai a denominação de "Lagoa Nova". Ciente da descoberta, D. Adriana mandou erguer um curral perto da lagoa, para que o gado permanecesse por lá, verificando que aquelas terras estavam de voltas. Viajou a Natal e requereu a sesmaria de Lagoa Nova, datando em 1793 o registro, conforme o processo de aquisição do 1º Cartório de Currais Novos.

O primeiro momento historicamente significativo da localidade, veio a ocorrer somente no dia 29 de outubro de 1931, quando o Padre Osmar Bezerra Cascudo celebrou uma missa, realizou 2 casamentos e 40 batizados. A partir de então, novas missas foram celebradas com a participação sempre crescente da população serrana.

Lagoa Nova passou à categoria de distrito vinculado ao município de Currais Novos, através de Lei n° 2.321, de 5 de dezembro de 1958, ainda no governo de Dinarte de Medeiros Mariz. No dia 10 de maio de 1962, pela Lei n° 2.777, desmembrou-se de Currais Novos e tornou-se município, sendo instalado no dia 2 de janeiro do ano seguinte, com a posse de seu primeiro prefeito, nomeado pelo então Governador do Estado, Aluízio Alves.

Lagoa Nova é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó potiguar.

INFORMAÇÕES GERAIS
Lagoa Nova / RN


Conhecido(a) por: "Lanova" e "Suíça do Seridó".

Emancipação: 2 de janeiro 1963
Região do estado: Seridó potiguar
Gentílico: lagoa-novense

Área: 176,301 km² (IBGE)

População no último censo

População: 13.983 hab. – IBGE/2010
No Estado: 33º - (De 167 municípios do RN)
Densidade demográfica: 79,31 hab/km²

Altitude: 692 m (sede municipal)
Latitude: -6.09584902
Longitude: -36.46896601

Clima: Serrano
Fuso horário: UTC−3
Distância até a capital: (213 km) via BR-226 *

(* A Distância entre duas cidades é calculada de centro a centro de cada cidade)

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - LAGOA NOVA / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)


Mapa da Região do Seridó - Município de Lagoa Nova / RN

ACESSE TAMBÉM
› PAISAGENS DO SERIDÓ

História de Lagoa Nova / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Foto: Gilberto Oliveira/LagoaInova
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas