HISTÓRIA DAS CIDADES DO SERIDÓ

História de Florânia / RN


Igreja Matriz São Sebastião

HISTÓRIA DE FLORÂNIA / RN
"A cidade das Flores"

Cosme de Abreu Maciel foi quem primeiro se instalou na região, entre 1754 e 1756, ao conseguir Datas de Sesmaria abrangendo as áreas de Patacorô, Maçaritã, Riacho da Luíza, Rossauburú e Periquito. De acordo com o livro “Nomes da Terra” de Câmara Cascudo, já em 1976 Cosme de Abreu se dizia dono dos Sítios Riacho da Luiza, Maçaritã, Periquito e Patacurá, legalizados no mesmo ano. Cosme de Abreu também possuía casas, currais e plantios nas áreas de Passaribú e Riacho do Fechado.

Mas, apesar da presença de Cosme de Abreu na área, foi Atanásio Fernandes de Morais com seus descendentes, quem realmente fundou a povoação. No ano de 1856 uma epidemia da Cólera Morbus se espalhou pela região, atacando pra valer.

Receoso com o avanço da epidemia, o velho Atanásio fez voto de fé, prometendo construir uma capela para São Sebastião se os moradores da localidade escapassem da terrível doença. Atanásio morreu em 1960, não conseguindo cumprir o seu voto, mas sua viúva e seus filhos levaram a promessa adiante em 1865, com a presença do Padre José Antônio de Maria Ibiapina, foi iniciada a construção da capela, e sua inauguração aconteceu com celebração da primeira missa pelo Padre Idalino Fernandes de Souza, no dia 25 de Dezembro do mesmo ano.

Em 1856, a localidade que se chamava inicialmente Roça do Urubu, mudou o nome para Flores de Vossurubú, e em agosto de 1873 passou a se chamar Povoado de Flores.

O nome Povoado de Flores, segundo o historiador Manoel Dantas está relacionada diretamente com a paisagem de várzeas cobertas de mofumbais e suas flores perfumadas que, em conjunto com outra plantas, fazem um grande lençol de verdura numa linda policromia. Por esse tio de beleza que apenas a natureza tem condições de proporcionar é que o nome Flores foi dado ao povoado e posteriormente ao município.

O município de Flores foi criado pelo Decreto n° 62, de 20 de outubro de 1890, assinado pelo Governador Provisório, Dr. Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, e seu território foi imediatamente desmembrado de Acari, com a instalação ocorrendo em 24 de janeiro de 1891. No dia 30 de dezembro de 1943, pela Lei n° 268, sancionada pelo Interventor Federal, General Antônio Fernandes Dantas, o município de Flores a se chamar Florânia.

Florânia é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó potiguar.

INFORMAÇÕES GERAIS
Florânia / RN


Conhecido(a) por: "Flores" e "Cidade de Santa Menina"

Emancipação: 20 de outubro 1890
Região do estado: Seridó potiguar
Gentílico: floraniense

Área: 504,797 km² (IBGE)

(População no último censo)

População: 8.959 – IBGE/2010
No Estado: 74º - (De 167 municípios do RN)
Densidade demográfica: 17,75 hab./km²

Altitude: 319 m (sede municipal)
Latitude: -6.12722061
Longitude: -36.8183759

Clima: Semiárido
Fuso horário: UTC−3
Distância até a capital: (230 km) via BR-226*

(* A Distância entre duas cidades é calculada de centro a centro de cada cidade)

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - FLORÂNIA / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)


Mapa da Região do Seridó - Município de Florânia / RN

ACESSE TAMBÉM
› PAISAGENS DO SERIDÓ

História de Florânia / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas