História de Equador / RN

EQUADOR / RN
"Na vizinhança do Rio dos Quintos"
A povoação teve inicio no ano 1856, na vizinhança do Rio dos Quintos, quando o Sr. Simão Gomes da Silva, pagando uma promessa, fez a doação de um terreno para a construção capela em homenagem a São Sebastião.
A capela foi construção e o povoado, chamado inicialmente de Periquito, devido ao grande número desses passarinhos na região, começou a ganhar vida.
No ano de 1917 o povoamento do Periquito passou a se chamar Equador, em cumprimento a ordem vinda da Intendência de Jardim do Seridó, na época município sede e responsável pela localidade. Vinte e um anos depois da mudança de nome, Equador passou a ser distrito do município de Parelhas, através de Decreto n° 603, de 31 de outubro de 1938, e sua instalação aconteceu em primeiro de janeiro de 1939.
No dia 11 de maio de 1962, por força da Lei n° 2.799, sancionada pelo então governador do Estado, Dr, Aluízio Alves, Equador desmembrou-se de Parelhas, e tornou-se município, com instalação ocorrendo no dia 17 de março de 1963, no mesmo tempo em que tomava posse seu primeiro prefeito.
Equador é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó potiguar.
INFORMAÇÕES GERAIS
Equador / RN
Conhecido(a) por: "Capital do Caulim".
Emancipação: 11 de maio de 1962
Região do estado: Seridó potiguar
Gentílico: equatoriano
Área: 264,985 km² (IBGE)
(População no último censo)
População: 5.822 – IBGE/2010
No Estado: 102º - (De 167 municípios do RN)
Densidade demográfica: 21,97 hab./km²
Altitude: 576 m (sede municipal)
Latitude: -6.94557466
Longitude: -36.71462657
Clima: Semiárido
Fuso horário: UTC−3
Distância até a capital: (281 km) via BR-226 (RN-086 / BR-427 / BR-226)*
(* A Distância entre duas cidades é calculada de centro a centro de cada cidade)
O que é caulim ?
O caulim é uma argila branca, é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, rica em carbonato de cálcio.
O caulim é formado basicamente pela caulinita e possui cor branca devido ao baixo teor de ferro. Ele faz parte do dia a dia de todo mundo e quase ninguém percebe. Trata-se de um mineral argiloso branco, não inflamável, não tóxico e que não apresenta reatividade química. Ele é empregado na fabricação de papéis especiais que apresentam alto brilho e lisura, melhorando a impressão e a escrita.
Também é usado na fabricação de cerâmicas, porcelanas, cosméticos, materiais de higiene, filtros catalisadores para controle de poluição em automóveis, plásticos, borrachas entre outros produtos.
MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - EQUADOR / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de Equador / RN
ACESSE TAMBÉM
› PAISAGENS DO SERIDÓ
História de Equador / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Foto: Divulgação, Inter TV RN
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org