HISTÓRIA DAS CIDADES DO SERIDÓ

História de Serra Negra do Norte / RN



HISTÓRIA DE SERRA NEGRA DO NORTE / RN
"Patrimônio de Nossa Senhora do Ó"

A área que deu origem a Serra Negra, situada ao Sul da ribeira do Apodi e nas vizinhanças do Riacho do Peixe, foi dada em sesmaria a João Freitas da Cunha, no ano de 1670. Por sua vez, o proprietário da grande faixa de terra deixou tudo, a título de herança, para Domingos Freitas da Cunha. Posteriormente o novo herdeiro vendeu as terras para Manoel Barbosa de Freitas, que implantou uma fazenda na localidade.

Mas, o povoamento só foi realmente iniciado quando Manoel Barbosa Freitas entregou a fazenda, já instalada, para seu sobrinho Manoel Pereira Monteiro. Foi nesse período de crescimento da fazenda e de organização do núcleo populacional que o famoso Francisco Soleitrão, filho de Manoel Pereira, conhecido por sua religiosidade, decidiu transferir todo o patrimônio construído com muito trabalho ao longo dos anos, para o domínio da igreja, em nome de Nossa Senhora do Ó.

No ano de 1735 foi erguida a mais antiga Igreja da Região do Seridó, a capela de Nossa Senhora do Ó, na mesa época em que se acentuavam as movimentações às margens do Rio Espinharas, ensejando o crescimento do núcleo populacional de Serra Negra.

A explicação do nome Serra Negra originou algumas estórias vindas do imaginário popular. Mas, a explicação mais aceita é a de que o nome é uma referência á impressão dada pela espessa vegetação primitiva à área, muito escura, denotando um contorno serrano.

O próprio registro histórico de faixa de terras, no ano de 1737, que traz o tenente Valetim Barbosa de Carvalho como proprietário do sítio Riacho das Caiçaras, localizado por trás das Serras Negras, nas entranhas do sertão seridoense, confirma a tese que a escura vegetação deu origem ao nome da localidade.

Em 3 de agosto de 1874, pela lei n° 688, sancionada pelo então Presidente da Província, João Capistrano Bandeira de Melo Filho, Serra Negra do Norte desmembrou-se de Caicó e tornou-se município do Rio Grande do Norte, sendo instalado no dia 21 de maio do ano seguinte. Serra Negra teve sua sede administrativa transferida para São João do Sabugi em 27 de maio de 1932, voltando a sua localização histórica no dia 13 de dezembro de 1935, adquirindo foros de cidade em 29 de março de 1938 pelo Decreto n° 457.

Serra Negra do Norte é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó potiguar.

INFORMAÇÕES GERAIS
Serra Negra do Norte / RN


Conhecido(a): "capital nordestina do boné".

Emancipação: 29 de março de 1938
Região do estado: Seridó potiguar
Gentílico: serra-negrense-do-norte

Área: 562,396 km² (IBGE)

(População no último censo)

População: 7.770 – IBGE/2010
No Estado: 84º - (De 167 municípios do RN)
Densidade demográfica: 13,82 hab./km²

Altitude: 172 m (sede municipal)
Latitude: -6.66617404
Longitude: -37.39589185

Clima: Semiárido
Fuso horário: UTC−3
Distância até a capital: (312 km) via BR-226*

(* A Distância entre duas cidades é calculada de centro a centro de cada cidade)

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - SERRA NEGRA DO NORTE / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)


Mapa da Região do Seridó - Município de Serra Negra do Norte / RN

ACESSE TAMBÉM
› PAISAGENS DO SERIDÓ

História de Serra Negra do Norte / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas