História das cidades do Seridó potiguar: História de Ouro Branco / RN

História de Ouro Branco / RN


"A MARCA DO ALGODÃO"

Os primeiros colonizadores só chegaram à região, primitivamente habitada pelos índios Paiacus, nos idos de 1734. Entretanto, somente povoada na realidade, tudo começou com a ser efetivamente povoada. Tudo começou coma iniciativa de Cirilo de Souza e Silva, o Cirilo do Poção, e Manoel Correia, quando, no ano de 1904, resolveram construir uma capela em homenagem ao Divino Espírito Santo, começou a se desenvolver. Nessa mesma época teve início a realização de feiras na localidade.
Um ano depois, no dia 16 de junho de 1905, aconteceu a instalação do povoado de Espírito Santo, feita por Filinto Elísio de Oliveira Azevedo, na época Presidente da Intendência de jardim do Seridó. em 1918, por ocasião da criação de sua agência postal, a povoação passou a se chamar Ouro Branco.

O nome de Ouro Branco está relacionado com a grande predominância da cultura do algodão, que naquela época exercia um importante reflexo na vida econômica do Estado, na região e, particularmente, daquela localidade.
Em 11 de outubro de 1934, através do Decreto Estadual n° 11, o povoado foi elevado à categoria de distrito, vinculado ao município de Jardim do Seridó. na condição de distrito, a localidade passou a se chamar Manairama, por um período que durou 5 anos, voltando em 1948, ao nome de Ouro Branco.

Por força da Lei n° 907, datada de 21 de novembro de 1953, e sancionada pelo então Governador do Estado, Dinarte de Medeiros Mariz, o distrito de Ouro Branco foi desmembrado de Jardim do Seridó, passando à condição de município, que foi instalado em definitivo no mês de janeiro do ano seguinte.

O município de Ouro Branco está localizado na Região Seridó, a 250 quilômetros de distância da capital, com uma área de 220,2 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - OURO BRANCO / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de Ouro Branco / RN

História de Ouro Branco / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página