História das cidades do Seridó potiguar: História de Lagoa Nova / RN

História de Lagoa Nova / RN


"NÃO CHÃ DA SERRA DE SANTANA"

Em abril de 1764, dona Adriana de Holanda Vasconcelos de Albuquerque Galvão, adquiriu a concessão de sesmaria da região onde se ergueu a povoação, exatamente numa das chãs da Serra de Santana. Dona Adriana era a viúva do coronel Cipriano Lopes Galvão, o pioneiro desbravador da povoação de Currais Novos.

O capitão Francisco da Costa de Vasconcelos, pioneiro na região, pioneiro na região, segundo o livro Nomes da Terra, de Câmara Cascudo, recebeu no ano de 1792, Sesmaria compreendendo uma extensa área onde se descobriu a existência de uma Lagoa dos Espinheiros e chamada de Lagoa Nova. Entretanto, o tempo foi passando, o século XVIII terminou e o XIX chegou ao fim, sem que a localidade conseguisse se tornar um verdadeiro povoado.

O primeiro momento historicamente significativo da localidade, veio a ocorrer somente no dia 29 de outubro de 1931, quando o Padre Osmar Bezerra Cascudo celebrou uma missa, realizou 2 casamentos e 40 batizados. A partir de então, novas missas foram celebradas com a participação sempre crescente da população serrana.

Lagoa Nova passou à categoria de distrito vinculado ao município de Currais Novos, através de Lei n° 2.321, de 5 de dezembro de 1958, ainda no governo de Dinarte de Medeiros Mariz. No dia 10 de maio de 1962, pela Lei n° 2.777, desmembrou-se de Currais Novos e tornou-se município, sendo instalado no dia 2 de janeiro do ano seguinte, com a posse de seu primeiro prefeito, nomeado pelo então Governador do Estado, Aluízio Alves.

O município de Lagoa Nova está localizado na Região Seridó do Estado, a 200 quilômetros de distância da capital, contando com uma área de 136,7 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - LAGOA NOVA / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de Lagoa Nova / RN

História de Lagoa Nova / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página