História das cidades do Seridó potiguar: História de Jardim do Seridó / RN

História de Jardim do Seridó / RN


"A FAZENDA CONCEIÇÃO VIRA JARDIM"

A presença do homem branco ocorreu no final do século XVII, quando uma expedição comandada por Domingos Jorge Velho chegou à região, com o objetivo de enfrentar a revolta dos índios Cariris, primeiros habitantes da área.

Mas, o povoamento propriamente dito foi iniciado apenas alguns anos depois com a chegada de Antonio Azevedo Maia. Nos idos 1700, Antonio Azevedo se estabeleceu na Fazenda Conceição, nome dada pelo novo proprietário e comprada do sargento-mor Alexandre Nunes Matos. Segundo o livro Nomes da Terra, do historiador Câmara Cascudo, Antonio Azevedo Maia, ao falecer em 1802, deixou grande descendência a partir de seu segundo casamento, numa época em que a comunidade de Conceição, Noé decorrente da fazenda pioneira, já estava quase alcançando o desenvolvimento de uma vila. A povoação de Conceição ganhou escola em abril de 1853, e passou a ser a freguesia de Nossa Senhora da Conceição em setembro de 1856.

O povoado de Conceição foi desmembrado de Acarí, no dia 1° de setembro de 1858, pela Lei Provincial n° 407, sancionada pelo então presidente da província, Antônio Marcelino Nunes Gonçalves. Tornando-se o novo município de Jardim, sendo instalado no dia 4 de julho de 1859. Segundo os mais antigos, a mudança do nome da localidade para Jardim se deu em referência ao belo jardim cuidadosamente cultivado pelo capitão Miguel Rodrigues Viana.

Em 27 de agosto de 1874, de acordo com a Lei n° 703, o município ganhou os foros de cidade e para diferenciar de Jardim de Angicos, recebeu o nome de Jardim do Seridó.

Localizado na Região Seridó do Estado, Jardim do Seridó está a 224 quilômetros de distância da capital, com uma área de 378,9 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - JARDIM DO SERIDÓ / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de Jardim do Seridó / RN

História de Jardim do Seridó / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página