História das cidades do Seridó potiguar: História de Jardim de Piranhas / RN

História de Jardim de Piranhas / RN



"O JARDIM ÀS MARGENS DO RIO"

A decisão de Dona Margarida Cardoso Cavalcanti, primeira proprietária de terras na localidade, de doar um terreno para a construção da Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, nos idos de 1874, deu origem ao povoado às margens do Rio Piranhas. Por ter surgido nas terras da Fazenda Jardim e estar localizado nas proximidades do Rio Piranhas, o novo povoamento recebeu o nome de Jardim de Piranhas.

O povoado foi crescendo gradativamente, baseando sua economia, sobretudo, na produção agrícola, com destaque para o algodão. Em 23 de dezembro de 1948, através de Lei n° 146, que foi sancionada pelo então Governador do Estado, o Dr. José Augusto Varela, a vila de Jardim de Piranhas foi desmembrada de Caicó, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

O novo município foi instado em 1° de janeiro de 1949, com a nomeação de seu primeiro prefeito, Inácio Elpídio de Medeiros.

O município de Jardim de Piranhas está localizado na região Seridó, a 278 quilômetros de distancia da capital, com uma área de 372,6 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - JARDIM DE PIRANHAS / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de Jardim de Piranhas / RN

História de Jardim de Piranhas / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página