História das cidades do Seridó potiguar: História de Equador / RN

História de Equador / RN



"NA VIZINHANÇA DO RIO DOS QUINTOS"

A povoação teve inicio no ano 1856, na vizinhança do Rio dos Quintos, quando o Sr. Simão Gomes da Silva, pagando uma promessa, fez a doação de um terreno para a construção capela em homenagem a São Sebastião.

A capela foi construção e o povoado, chamado inicialmente de Periquito, devido ao grande número desses passarinhos na região, começou a ganhar vida.

No ano de 1917 o povoamento do Periquito passou a se chamar Equador, em cumprimento a ordem vinda da Intendência de Jardim do Seridó, na época município sede e responsável pela localidade. Vinte e um anos depois da mudança de nome, Equador passou a ser distrito do município de Parelhas, através de Decreto n° 603, de 31 de outubro de 1938, e sua instalação aconteceu em primeiro de janeiro de 1939.

No dia 11 de maio de 1962, por força da Lei n° 2.799, sancionada pelo então governador do Estado, Dr, Aluízio Alves, Equador desmembrou-se de Parelhas, e tornou-se município, com instalação ocorrendo no dia 17 de março de 1963, no mesmo tempo em que tomava posse seu primeiro prefeito.

A cidade de Equador está localizada na Região Seridó do Estado, distante 270 quilômetros da capital, com uma área de 312 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - EQUADOR / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de Equador / RN

História de Equador / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página