História das cidades do Seridó potiguar: História de Timbaúba dos Batistas / RN

História de Timbaúba dos Batistas / RN



"OS CANAVIAIS DO RIO TIMBAÚBA"

As terras férteis de Timbaúba já eram habitadas nos idos do século XVIII. Segundo o livro Nomes da Terra, do historiador Câmara Cascudo, em 20 de dezembro de 1791, o tenente-coronel Manoel de Souza Forte era proprietário de Termo da Villa do Príncipe, que incluía a área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas.

Mas, foi apenas em meados do século XIX, que a região começou a se desenvolver. Nessa época, o major José Batista dos Santos fundou, nas terras frescas do vale, a Fazenda Timbaúba, dando início a grande atividade e plantios de canaviais, ensejando a produção industrial de aguardente e rapadura.

O nome que batizou a grande propriedade e posteriormente o próprio povoado, também denomina o rio que banha a localidade, um afluente do Piranhas. Timbaúba é nome de árvore existente na região, cujo fruto produz uma espécie de espuma, chegando a ser utilizada como sabão.

Mantendo sempre sua agricultura forte, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar, o povoado já era visto nos idos de 1942, por Anfilóquio Câmara, como um dos mais ricos do Seridó.

No dia 10 de maio de 1962, pela lei n° 2.774, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluízio Alves, o povoado desmembrou-se de Caicó, tornando-se o município de Timbaúba dos Batistas. O novo nome homenageia a família dos pioneiros, responsável pelo engrandecimento do município. No dia 1°de janeiro de 1964 foi instalada a sede municipal, com grande festa popular a posse de seu primeiro prefeito, Hisbelo Batista de Araújo.

O município de Timbaúba dos Batistas está localizado na região Seridó do Rio Grande do Norte, distante 195 quilômetros da capital, a 161 metros de altitude, tendo uma área de 142,6 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - TIMBAÚBA DOS BATISTAS / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de Timbaúba dos Batistas / RN

História de Timbaúba dos Batista / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior