História das cidades do Seridó potiguar: História de Ten. Laurentino Cruz / RN

História de Ten. Laurentino Cruz / RN



"MORADIA NOVA NO ALTO DA SERRA DE SANTANA"

O povoamento no chamado Alto da Serra teve início no ano de 1977, quando o Padre Sinval Laurentino, então prefeito de Florânia, decidiu fundar um núcleo populacional naquela área, dentro dos limites de seu município, dando inicio a intenso trabalho de construção de casas de alvenaria.

A iniciativa histórica fez surgir o novo povoado, que nasceu de forma organizada, contando com o apoio da comunidade e com interesse do poder público. A povoação recebeu o nome de Tenente Laurentino Cruz, numa homenagem prestada ao pai do principal responsável pelo empreendimento, o Padre Sinval.

O desenvolvimento de Tenente Laurentino Cruz foi imediato. Logo a comunidade experimentava evidentes sinais de prosperidade, com ênfase para a atividade agrícola. Em poucos anos o povoado pertencente a Florânia viu crescer seu núcleo populacional e sua atividade econômica, com a presença cada vez maior de novos moradores, atraídos pela infra-estrutura do local e pela qualidade de suas terras.

No início da década de noventa, a povoação criada pelo idealismo do Padre Sinval Laurentino, contava com considerável conglomerado populacional e começava a viver dias de luta por sua emancipação política, que veio a ser concretizada no dia 16 de junho 1993, através da lei n° 6.450, sancionada pelo então Governador do Estado, José Agripino Maia, quando o povoado de Tenente Laurentino Cruz foi desmembrado de Florânia, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Localizada na Região Seridó, Tenente Laurentino Cruz está a 220 quilômetros de distância da capital, a 730 metros de altitude em relação ao nível do mar, o mais alto município do Estado, tendo uma área de 65,2 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - TEN. LAURENTINO CRUZ / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de Ten. Laurentino Cruz / RN

História de Tenente Laurentino Cruz / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página