História das cidades do Seridó potiguar: História de São José do Seridó / RN

História de São José do Seridó / RN



"O POÇO DA BONITA"

A povoação surgida à margem direita do Rio São José, voltada inteiramente para a produção algodoeira e para a criação de gado, chamava-se inicialmente de Povoação da Bonita, numa referência ao famoso Poço da Bonita. O novo núcleo de moradias teve como pioneiros e fundadores as histórias figuras de Justino Dantas, Antônio Alves da Costa, Miguel Berto do Melado, Pretinho do Trapiá e Francisco Pedro Dantas.

O desenvolvimento alcançado, tanto na pecuária como na cultura do algodão, fez com que o povoado que passou a se chamar São José da Bonita, crescesse e tivesse oficialmente a instalação de feira livre no dia 4 de novembro de 1917.

Pelo Decreto n° 603 de 31 de outubro de 1938, o povoado foi elevado à categoria de Distrito. Vinte e quatro anos depois, no dia 11 de maio de 1962, através da Lei n° 2.793, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluízio Alves, foi criado o município de São José do Seridó, ao mesmo tempo em que suas terras deixaram de pertencer a Jardim do Seridó. A instalação do município aconteceu no dia 7 de abril de 1963.

Localizado na Região de Seridó do Rio Grande do Norte, o município de São José do Seridó está a 239 quilômetros de distância da capital, tendo uma área de 194,1 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - SÃO JOSÉ DO SERIDÓ / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de São José do Seridó / RN

História de São José do Seridó / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página