História das cidades do Seridó potiguar: História de São João do Sabugi / RN

História de São João do Sabugi / RN



"SÃO JOÃO DO PRÍNCIPE"

Os primeiros habitantes da região foram os índios Carirís, afastados da área por intensas perseguições desenvolvidas pelos chamados sitiantes, nos idos do século XVIII.

Com o afastamento forçado dos Carirís, chegaram os trabalhadores do campo, vindos de Serra Negra e de Caicó, em busca de novas terras para a implantação de lavouras e fixação de moradias.

No ano de 1686 foram concedidas sesmarias de uma faixa de terra medindo sete léguas de comprimento por sete de largura, acima do Rio Sabugi e estendendo-se por uma légua abaixo da Serra Sabugi. As sesmarias foram entregues a Francisco Barbosa, José Barbosa Diniz, Antônio Martins do Vale e ao Alferes Pascoal Rodrigues do Vale.

A exploração das sesmarias ocasionou a povoação do território. Entretanto, apenas muito tempo depois foi que o povoamento realmente surgiu na localidade. Foi partir da decisão da viúva de Francisco Correia de Souza, dona Ana Joaquina de Souza, em 1832, de doar uma faixa de terras da sua Fazenda São João para a construção de capela em homenagem a São João Batista, que efetiva organização do povoado passou a existir.

Entre as figuras pioneiras mais destacadas pelos mais antigos da região, está o Tenente Antônio de Medeiros Rocha, lutador incansável pelo desenvolvimento das terras que margeiam o Rio Sabugi.

Devido o crescimento lento e gradativo de povoamento, a primeira escola de localidade veio surgir apenas no ano de 1855. O povoado foi elevado à categoria de Distrito, em 1868,com o nome de São João do Príncipe. Vinte e dois anos depois, no dia 7 de julho de 1890, o distrito passou a se chamar São João do Sabugi, em referência ao rio de que início ao povoamento.
Entre o período que vai de 27 de maio de 1932 a 13 de dezembro de 1935, São João do Sabugi assumiu a condição de sede do município de Serra Negra.

No dia 23 de dezembro de 1948, através da lei n° 146, que foi sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. José Augusto Varela, São João do Sabugi desmembrou-se de Serra Negra do Nordeste e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
Localizado na Região Seridó do Estado, o município de São João do Sabugi está a 293 quilômetros de distância da capital, contando com uma área de 286 quilômetros de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - SÃO JOÃO DO SABUGI / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de São João do Sabugi / RN

História de São João do Sabugi / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página