História das cidades do Seridó potiguar: História de São Fernando / RN

História de São Fernando / RN



"PASCOAL, AS MARGENS DO RIO SERIDÓ"

A povoação surgiu às margens do Rio Seridó, fundada pelo Padre Francisco Rafael Fernandes, no idos de 1872, com o nome de Pascoal, em referência a Serra com a mesma denominação existente nas redondezas.

O Padre Francisco Rafael continuou, nos anos que se seguiram a ser grande incentivador do desenvolvimento da nova comunidade e, atuando na condição de Capelão, decidiu mudar o nome do lugar para São Fernando.

Posteriormente, muitas terras da localidade passaram a pertencer à família Fernandes, foi esse período que um dos filhos da família dominante foi ordenado padre, recebendo na oportunidade, de sua mãe, Izabel Maria de Araújo, a doação de uma quadra de terra para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio, Santa de sua devoção.

O povoado de São Fernando foi elevado à condição de vila pertence ao município de Caicó, no ano de 1953, e a distrito administrativo em 1954.

No dia 31 de dezembro de 1958, pela Lei n° 2.333, sancionada pelo então Governador do Estado, Dinarte de Medeiros Mariz, São Fernando foi desmembrado de Caicó, tornando-se município e conquistando sua emancipação política.

São Fernando está localizada na Região Seridó, a 289 quilômetros de distância da capital do Estado, a 139 metros de altitude, tendo uma área de 403,7 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - SÃO FERNANDO / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)

Mapa da Região do Seridó - Município de São Fernando / RN

História de São Fernando / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página