História das cidades do Seridó potiguar: História de Santana do Seridó / RN

História de Santana do Seridó / RN



"O ESFORÇO DO HOMEM DO CAMPO"

A chegada de colonizadores ao território aconteceu em meados do século XVIII, em decorrência do crescimento das atividades rurais em Jardim do Seridó. Eram trabalhadores e pequenos proprietários que chegavam à localidade com o objetivo de plantar cereais e criar gado.

Logo, formou-se um pequeno arruado, às margens do Riacho da Raposa, com a presença de trabalhadores do campo e suas famílias. A primeira feira da localidade foi realizada no dia 30 de janeiro de 1927, sob a coordenação do Presidente da Intendência de Jardim do Seridó, Heráclito Pires Fernandes, e o apoio de toda a comunidade. Três anos depois, em 1930, a povoação concluiu a construção de sua capela, em homenagem a Nossa Senhora de Santana.

Devido a seu crescimento, o povoado foi elevado a categoria de Distrito, com o nome do Seridó, em 30 de novembro de 1953, através da Lei n° 962. Posteriormente, no dia 10 de maio de 1962, o distrito desmembrou-se de Jardim do Seridó e tornou-se município, por força da Lei n° 2.770, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluísio Alves, sendo oficialmente instalado em 9 de abril do ano seguinte.

Localizado na Região do Seridó do Estado, o município de Santana do Seridó está a 251 de quilômetros de distância da capital, tendo uma área de 169,8 quilômetros quadrados de extensão.

MAPA DA REGIÃO DO SERIDÓ - SANTANA DO SERIDÓ / RN
Clique no mapa para ampliar imagem. (1117 x 827)
Mapa da Região do Seridó - Município de Santana do Seridó / RN

História de Santana do Seridó / RN
Mapa: OpenBrasil.org
Fonte: Livro Terras potiguares - Marcus César Cavalcanti de Morais.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

História das cidades do Seridó potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página